Atenção prefeito! a razão para unir turismo e meio ambiente.

Turismo e meio ambiente tem que  andar juntos; e não separados.


ASCOM IDEFLOR-BIO DATA – 16.fev.2017

Autor afirma que, quanto mais bem estruturadas e abertas ao público são as unidades de conservação, melhor cumprem a função de preservar o bioma.

Por Evandro Gussi-Poder360

Segundo o famoso conto de Hans Christian Andersen, havia 1 rei para o qual o que mais importava eram as roupas.

Sabendo disso, 2 malfeitores chegaram às suas terras e espalharam a notícia de que eram hábeis tecelões e que faziam roupas esplêndidas, únicas quanto ao modelo e quanto às cores.

Diziam ainda que, de tão extraordinárias, elas eram invisíveis aos simplórios e àqueles que não eram adequados para os cargos que ocupavam. Foram tão bem-sucedidos em sua propaganda que o rei dispôs de uma razoável fortuna para que lhe preparassem 1 traje.

Devidamente contratados, organizaram seus teares, mas, na verdade, nenhum fio havia neles: estavam completamente vazios. O rei mandou importantes membros de sua corte para acompanhar o trabalho, e ele mesmo também o fez.

Contudo, ao se depararem com os teares vazios, lembravam-se de que as roupas, segundo os falsos tecelões, eram invisíveis aos simplórios e aos inadequados para o cargo. Em razão disso, todos afirmavam –contrariando a realidade– que as peças eram magníficas.

Tudo ia bem até que, durante a apresentação do novo traje real, em uma grande parada, 1 menino resolveu dizer que o rei estava era nu, o que foi seguido de 1 intenso burburinho, constrangendo o rei e todos os seus.

Entre os sentidos dessa estória, vale a pena abordarmos aquele segundo o qual não é incomum que as narrativas sejam de tal modo consolidadas em uma sociedade que, mesmo os mais experientes, sintam-se incapazes de contrariá-las.

Também aprendemos com a estória que, de onde menos se espera (no caso, 1 menino), a verdade volta à tona e rapidamente se espalha pela sociedade, como em 1 burburinho.

Aplicando aos nossos tempos as lições desse conto do século XIX, vemos o quanto são atuais. Aqui penso nas recentes declarações do presidente eleito sobre as unidades de conservação ambiental.

Bolsonaro, disse, no Twitter (10.nov.2018): “O turismo associado ao meio ambiente é uma ótima fórmula comprovada para a preservação. A alegação do intocável age em prol de pequenos grupos, sugar a mente de inocentes, encher o bolso de poucos e dominar a grande maioria envolvida, travando o verdadeiro desenvolvimento”.

Eis o tuíte de Bolsonaro:

O turismo associado ao meio ambiente é uma ótima fórmula comprovada para a preservação. A alegação do intocável age em prol de pequenos grupos, sugar a mente de inocentes, encher o bolso de poucos e dominar a grande maioria envolvida, travando o verdadeiro desenvolvimento!

11,6 mil pessoas estão falando sobre issoInformações e privacidade no Twitter Ads

A repercussão por parte de alguns foi, como sempre, histérica: “isso levará ao desmatamento da Amazônia, ao retrocesso ambiental”, além de todos os clichês próprios dos eruditos que “são capazes de enxergar a exuberante nova roupa do rei”.

Olhemos a realidade mundo afora e também entre nós. Quanto mais bem estruturadas e abertas ao público são as unidades de conservação, melhor cumprem sua função de preservar o bioma e de educar para a sustentabilidade.

O afluxo de turistas aos parques contribui para a geração de recursos que poderão ser revertidos para a melhor estruturação desses locais.

Além disso, os turistas de parques têm 1 perfil bastante específico: em geral, tornam-se agentes voluntários da conservação, pois, maravilhados com as belezas naturais do lugar, tendem a desejar que os outros também possam delas desfrutar.

Quando relegadas ao ostracismo, as unidades de conservação sofrem por dois elementos diferentes: primeiro, o isolamento civilizacional dificulta o trabalho de fiscalização e permite, com mais facilidade, a ação dos criminosos ambientais.

Segundo, distanciam os potenciais cidadãos conservadores de sua missão, já que são impedidos de terem com essas áreas uma relação mais íntima. Perdem, assim, a preservação e a educação para a sustentabilidade.

Trago 1 exemplo. Num artigo escrito em 2011, Percival Pugina (1 dos mais elegantes articulistas do Brasil), constata a diferença entre os lagos suíços (acessíveis, ordenados e preservados) e o lago Guaíba em Porto Alegre (inacessível, desordenado e degradado):

Acontece que aqueles lagos [os suíços] nos faziam lembrar, todo tempo, deste que temos aqui, perto do coração e longe dos olhos. Por quê? Porque era forçoso, em face do que víamos nos Alpes, fosse admirando o conjunto, desde fora, fosse contemplando as orlas em passeios de barco, lamentar o abandono do nosso Guaíba, sentenciado ao ostracismo. Ostracismo? Sim, ostracismo. O Guaíba é 1 isolado, 1 ermitão, 1 misantropo solitário, patrulhado por uma mentalidade sociofóbica que afasta as pessoas e reserva suas margens às ruínas e ao inço”, disse.

É a presença do Estado, por meio de sua ação ordenadora (infraestrutura e instituições), que garante a preservação do território, quer seja da ameaça estrangeira, quer seja da ação dos malfeitores internos.

Essa lição é antiga e foi magnificamente posta em prática pelos portugueses no processo de povoamento do Brasil. Apesar de todas as dificuldades, construíram cidades e estradas a fim de guarnecerem a terra com a presença da civilização.

A prova do sucesso nessa empreitada é que, com menos de 1 milhão de habitantes, os portugueses conseguiram garantir a integridade de 1 território gigantesco como é o brasileiro.

Bolsonaro está correto, portanto, em sua afirmação de que o turismo, amparado pela infraestrutura e por instituições, contribuirá para a preservação de nossos biomas, mas, no estágio atual do Brasil, é comparado ao menino que evidencia a nudez do rei.

A diferença é que, em nossos tempos, o “rei e seu séquito” não se limitam a continuar o cortejo, ainda que constrangidos. Os iluminados de hoje (capazes de enxergar as magnificentes vestes reais e, por consequência, toda a ordenação do mundo) provavelmente tentariam matar o menino ou, os mais sofisticados, dizerem simplesmente #elenão.

Deixe um comentário